Índia doa sete toneladas de medicamentos a Cabo Verde para combate à covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo da Índia doou, terça-feira, sete toneladas de medicamentos para o tratamento dos doentes com a covid-19, apurou a PANA de fonte segura.
entre os quais Cloroquina e Azitromicina,
Ao receber o donativo, das mãos da cônsul honorária da Índia em Cabo Verde, Helena Delgado, na sede do Ministério da Saúde e Segurança Social, na cidade da Praia, o diretor do Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos, Bruno Santos, reconheceu que a oferta vio em uma “boa hora”.
Regozijou-se por se tratar de medicamentos variadíssimos, desde antimicrobianos a anti-inflamatórios, usados, neste momento, para o combate aos sintomas da covid-19.
Segundo referiu, a Índia é um dos maiores produtores de medicamentos do mundo e segue as regras de regulação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Bruno Santos reconheceu que “são medicamentos de excelente qualidade” e que serão muito bem-vindos a Cabo Verde.
“Nós agradecemos imensamente esta ajuda”, disse.
Por sua vez, Helena Delgado, em nome do Governo indiano, afirmou que a doação é um reflexo da solidariedade da Índia para com Cabo Verde e que vai ao encontro da política definida por este país asiático de apoiar a todos no combate à covid-19.
“A doação incluiu mais de sete mil quilos de medicamentos de alta qualidade fabricado de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde e também dentro dos parâmetros de Cabo Verde. A pandemia da covid-19 vem demonstrando que a indústria farmacêutica da Índia não é só ativo no país. Mas sim tem demonstrado ser um ativo no mundo inteiro”, garantiu.
Assegurou que a indústria farmacêutica da Índia tem dado “bons resultados” não apenas para o tratamento no país, mas também no apoio a todos os países que, como Cabo Verde, têm “uma excelente relação com a Índia.”
Recordou que os dois países têm uma parceria que abrange diversas áreas, com realce para a educação, setor em que a Índia tem oferecido anualmente bolsas de estudos a estudantes cabo-verdianos.
“Esperamos que est colaboração Cabo Verde/Índia continue e que, no final desta pandemia, possamos todos estar bem posicionados e com energia para darmos continuidade a esta colaboração”, concluiu a diplomata.
-0- PANA CS/DD 29set2020