Agência Panafricana de Notícias

Índia concede $ 50 milhões para hidroeléctrica na Zâmbia

Lusaka- Zâmbia (PANA) -- A ìndia vai conceder um empréstimo de 50 milhões de dólares americanos à Zâmbia para a construção da central hidroeléctrica de Itezhi Tezhi.
Este anúncio foi feito pelo Vice-Presidente indiano, em visita de Estado a Lusaka, Hamid Ansari, que se encontra presentemente na Zâmbia para uma visita de Estado de três dias.
A facilidade de crédito, já aprovada, mostra o compromisso da Índia de reforçar as já calorosas relações com a Zâmbia, indicou Ansari no segundo dia da sua estada.
Por sua vez, o Vice-Presidente zambiano, George Kunda, sublinhou que as exportações zambianas para a Índia aumentaram mais de 90 por cento nestes últimos cinco anos, antes de instar à melhoria das relações bilaterais em todos os domínios.
Da Zâmbia, Ansari continua o seu périplo africana que o conduzirá depois ao Malawi e ao Botswana.
Segundo o Ministério zambiano dos Negócios Estrangeiros, esta visita inscreve- se no quadro do reforço das relações entre os dois países e com outros da sub- região e de África em geral.
Esta visita é a primeira do género à Zâmbia dum alto responsável indiano há vinte anos.
As duas últimas remontam respectivamnete a 1986, com a chegada do primeiro-ministro Rajiv Ghandi, e a 1989, com a do Presidente Ramaswamy Venkataraman.