Ébola quase sob controlo no Uganda
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A epidemia de Ébola está sob o controlo no Uganda, onde o último caso foi registado há cerca de 40 dias, confirmou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A OMS salientou que o surto será declarado controlado se nenhum caso positivo for relatada até terça-feira, 10 de janeiro corrente.
"O vírus Ebola não foi detetado no Uganda desde 27 de novembro último. Se esta situação continuar e não houver novos casos até ao início da próxima semana, a epidemia será declarada finda", declarou quarta-feira última o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Falando durante uma coletiva de imprensa virtual em Genebra, na Suíça, ele disse trata-se de “uma boa notícia.”
A 20 de setembro de 2022, as autoridades de saúde do Uganda declararam um surto do vírus Ébola sudanês (EVD), após a confirmação de um caso acompanhado no Hospital Regional de Referência de Mubende (MRRH), no distrito de Mubende, a noroeste de Kampala.
Mas, em dezembro de 2022, o Uganda deu alta a um último paciente com Ébola deste hospital.
Citando relatos da imprensa, a ONU explicou que o país levantou todas as restrições de movimento relacionadas com a Ébola, testemunhando o progresso feito na contenção da propagação do vírus.
No terreno, o número de casos positivos e de mortes diminuiu após uma primeira onda virulenta, segundo a OMS. O balanlo total atual é de 55 mortes e 142 casos positivos, de acordo com um relatório conjunto da OMS e do Ministério ugandês da Saúde.
"O último caso confirmado remonta a 38 dias, e já se passaram 110 dias desde o início da epidemia", regozijou-se a OMS no seu último relatório sore a situação, datado de 6 de janeiro corrente e dados compilados a 4 de janeiro. Nenhum novo caso confirmado ou de morte foi registado, acrescentou a mesma fonte.
"Embora nenhum contacto ativo esteja atualmente a ser acompanhado, a taxa de letalidade entre os casos confirmados ainda está próxima dos 40 por cento", detalhou a OMS, frisando que "se nenhum novo caso for relatado até 10 de janeiro, o fim da epidemia será declarado a 11 de janeiro."
De acordo com as diretrizes da OMS, um país é declarado estando livre do vírus do Ébola, se nenhum novo caso positivo for relatado durante 42 dias.
A OMS entregou a 22 de dezembro último ao Ministério ugandês da Saúde um lote de mais de 4.100 doses adicionais de duas vacinas candidatas contra a cepa sudanesa da Ébola.
Em termos de vigilância epidemiológica, foram examinadas mais de 15.000 pessoas em nove pontos de entrada do país, onde foram analisados 38 alertas de saúde, “embora nenhum esteja conforme a definição de caso suspeito.”
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 07janeiro2023