Riade, Árabia Saudita (PANA) – A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos desembolsaram três biliões de dólares americanos para apoiar o período de transição no Sudão, após a queda do regime do Presidente sudanês, Omar el-Béchir, a 11 de abril corrente, soube a PANA de fonte oficial no local.
Segundo um comunicado publicado pela Agência Saudita de Notícias, “os dois países decidiram colocar à disposição do Sudão ajudas, avaliadas em três biliões de dólares americanos, dos quais 50 milhões depositados no Banco Central do Sudão a fim de consolidar seus haveres financeiros, aliviar a pressão sobre a libra sudanesa (moeda nacional) e estabilizar cada vez mais o valor da moeda local”.
"O resto das ajudas, nomeadamente produtos alimentares, medicamentos e derivados do petróleo, servirão para satisfazer necessidades prementes do povo irmão sudanês”, acrescentou a mesma fonte.
O Sudão está confrontado com uma crise política resultantes de manifestações ocorridas durante vários meses contra o regime de el-Bechir, que culminaram com um golpe de Estado militar, de 11 de abril corrente, protagonizado pelo pelo Exército, refere-se.
Porém, o povo sudanês tem o sentimento de que a sua revolução foi desvirtuada pela junta militar no poder, reclamando por isso pela entrega do poder a um regime civil.
-0- PANA YY/IN/TBM/IBA/FK/DD 22abril2019