Agência Panafricana de Notícias

África vérdadeira não tem fronteiras, diz guia líbio

Tripoli, Líbia (PANA) - O guia líbio, Muamar Kadafi, declarou quinta-feira à noite em Tripoli que "África verdadeira não tem fronteiras nem passaportes".

Num discurso por ocasião dum encontro com uma delegação de reis, sultãos, príncipes e sobas do Quénia, Kadafi disse que, outrora, os Africanos circulavam no interior do seu continente sem obstáculos nenhuns e que a sua vida era pacífica e livre de doenças mórbidas similares às registadas atualmente..

Ele expressou a sua alegria de ver "a verdadeira África emergir agora através da sua força tradicional que encarna a família africana única como foi o continente com o seu sistema social dantes da colonização".

Entronizado em 2008 como o Rei dos Reis de África, Kadafi frisou por outro lado que os conflitos daquela época eram muito limitados e anódinos entre tribos e que os Africanos náo morriam como moscas como se passa atualmente.

O líder líbio acrescentou que os Africanos adoravam Deus da sua maneira e que a mitologia africana indica que os Africanos tinham religiões antigas.

Ele sublinhou que estudos comparativas realizadas entre estas antigas religiões africanas, supostamente animistas, e o Santo Corão demonstraram que os nomes de Deus nestas crenças eram os mesmos em ambas as partes.

-0- PANA AD/BY/AM/TBM/SOC /DD 07jan2011