Agência Panafricana de Notícias

África regista 8000 casos de gripe A dos quais 46 mortos, diz OMS

Dakar- Senegal (PANA) -- África registou oito mil casos de gripe A H1N1 dos quais 46 falecimentos sobre 164 mil 152 casos assinalados no mundo, revelou quinta-feira o encarregado da Pequisa para a representação da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Senegal, Mang Coly.
Coly indicou que a África do Sul é um dos países do continente mais afectados pela doença, com cinco mil 877 casos e contaminações, seguida pela Tanzânia com 96 casos, pelas ilhas Maurícias com 69 casos e pelo Quénia com 85 casos.
Na África Ocidental, ele explicou que é Cabo Verde regista o maior número de casos com 46 pessoas, que o Gana possui 10 casos e que a Côte d'Ivoire tem dois casos, sublinhando que a África Ocidental não registou por enquanto nenhum caso de falecimento devido a esta patologia.
A luta contra a gripe A deve basesar-se em acções coordenadas de vários parceiros" estimou sublinhando que a participação activa das comunidades é necessária para atingir os objectivos da luta contra esta doença.
Falando da vacina, ela sublinhou que a OMS se compromete a apoar ps países em desenvolvimento que não disponham de meios suficientes para procurar estas vacinas que custam caro e se destinam em primeiro lugar ao pessoal de saúde, às mulheres grávidas e aos pessoais de segurança.