Agência Panafricana de Notícias

África pretende criar sistemas de educação eficazes

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – Os países africanos vão comprometer-se na Trienal de 2012 da Associação para o Desenvolvimento da Educação (ADEA) prevista no Burkina Faso, em fevereiro próximo, a conceber e edificar sistemas de formação e educação eficazes e pertinentes, anunciou o coordenador-geral desta reunião, Mamadou Ndoye.

Falando à PANA na capital económica ivoiriense, Abidjan, à margem da segunda reunião do Polo de Qualidade Interpaíses (PQIP), o responsável da Trienal assegurou que a aplicação dos sistemas de formação e de educação eficazes e pertinentes se tornou indispensável para o continente, obrigado a tomar o seu lugar na mundialização.

A Trienal de 2012, prevista para 12 a 17 de fevereiro próximo em Ouagadougou, onde são aguardados mais de 800 participantes, incluindo ministros da Educação e Formação de todos os países de África, decorrerá sob o tema « A Educação e a Formação para o Desenvolvimento Sustentável de África ».

Sistemas de formação e educação eficazes e pertinentes podem, segundo Ndoye, ajudar a resolver os conflitos, resultantes de uma incompreensão entre pessoas que partilham o mesmo território.

Mamadou Ndoye, antigo secretário-executivo da ADEA, considera que, a nível interno, a pertinência dum sistema de educação e de formação eficaz e pertinente produz menos fracassos possíveis e menos reprovações de classes.

« São necessários porque são sistemas de qualidade e que custam menos com melhores resultados obtidos nos investimentos injetados. A educação permite adotar a sua própria identidade, cultura e o respeito das outras identidades culturais”, sublinhou.

Ndoye assegura que a eficácia externa dum sistema de educação permitirá provar a rentabilidade privada e a rentabilidade social, quer dizer, o que a formação deu aos alunos e o que estes conseguiram dar à sociedade.

A Trienal é considerada como o evento mundial sobre a educação em África mais importante devido ao número de participantes e o contéudo das discussões ancoradas num sólido trabalho de pesquisa e de concertação entre os atores da educação e da formação.

-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 21set2011