África precisa de mais de $ 44 biliões para enfrentar coronavírus
Cotonou, Benin (PANA) - África deve mobilizar mais de 44 biliões de dólares americanos para enfrentar a pandemia do coronavírus (covid-19), de acordo com um relatório económico sobre África de 2020, publicado pela Comissão Económica para África (CEA).
"Os Governos africanos precisam de fundos suplementares para enfrentarem a covid-19. No melhor dos casos, com o controlo da propagação do coronavírus e medidas rigorosas de distanciamento físico tomadas de forma precoce, África precisará de 44 biliões de dólares americanos para testes, equipamentos de proteção individual e o tratamento dos pacientes, que necessitam de uma hospitalização e de tratamentos intensivos”, indica este relatório sob lema "Financiamentos Inovadores para o Desenvolvimento das Empresas em África.”
Sobre o impacto da covid-19, o relatório indica que a pandemia mergulhará cinco a 29 milhões de pessoas abaixo do limiar da extrema pobreza, fixado em 1,90 dólar por dia, em relação a um cenário de referência do crescimento africano em 2020.
"A crise sanitária atual teve numerosos efeitos sociais negativos e África é particularmente vulnerável, devido à fraqueza dos sistemas sanitários, às condições de vida difíceis e a um acesso limitado aos serviços de saneamento básico”, lê-se no documento.
Os sistemas de saúde africanos são mais frágeis do que os do resto do mundo, com números mais fracos de camas de hospitais, unidades de cuidados intensivos e profissionais da saúde para a população.
África tem em média 1,8 cama para mil habitantes contra seis em França e 8,2 na Federação Rússia, deplora-se.
-0- PANA IT/IS/FK/DD 17jan2021