África no centro das preocupações de França, diz PM
Paris, França (PANA) – O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, afirmou quinta-feira, em Paris, que o desenvolvimento de África "está no centro das preocupações comuns" de Marrocos e França.
O chefe do Governo francês falava durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo marroquino, Saâdeddine El Othmani, no termo da quarta reunião de alto nível franco-marroquina.
"A questão do desenvolvimento do continente africano está no centro das preocupações comuns de Marrocos e de França e acompanhamos com um grande interesse e admiração o importante investimento realizado por Marrocos no desenvolvimento da região”, disse.
Para ele, é um caso de "política de futuro”, tanto para Marrocos como para França.
Para França, disse, a realização deste objetivo necessita de duplicar as ajudas de desenvolvimento, devendo-se para o efeito prestar mais atenção aos países africanos aos quais França e Marrocos "reservam um interesse comum com vista a contribuir para garantir o seu desenvolvimento".
“Temos a convicção de que podemos juntos, Marrocos e França, falar da mesma voz e unir os nossos esforços e nossas competências para realizar os resultados em vários domínios”, acrescentou o primeiro-ministro.
Segundo o governante, este assunto foi discutido durante a reunião de alto nível e que tal poderá acontecer nos domínios das infraestruturas, das relações comerciais e da educação e do ensino superior.
Saudou as excelentes relações entre Marrocos e França, afirmando que a organização desta reunião de alto nível “demonstra a excelência destas relações”.
Por seu turno, o primeiro-ministro marroquino afirmou que as relações entre França, Marrocos e África são antigas, sublinhando o interesse particular que o seu país tem pelo resto do continente africano e pela sua presença em África, “para acompanhar os nossos amigos africanos no seu desenvolvimento e para enfrentar juntos os desafios que se colocam”.
-0- PANA AT/IN/TBM/MAR/IZ 20dez2019