Agência Panafricana de Notícias

África não alberga paraísos fiscais

Paris, França (PANA) - Nenhum país africano figura na lista dos paraísos fiscais elaborada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e pelo Secretariado Mundial para a Transparência Financeira e Trocas das Informações com Objetivos Fiscais obtida terça-feira em Paris pela PANA.

Segundo o estudo, as ilhas Seicheles e as Maurícias, apesar de não serem paraísos fiscais, devem reforçar a sua vigilância sobre os fluxos financeiros e a troca das informações com objetivos fiscais.

A OCDE e o Secretariado Mundial para a Transparência Financeira sublinham igualmente os esforços realizados por países africanos como o Gana, o Quénia e o Botswana para lutar contra as práticas financeiras off-shore e a fuga de capitais.

Cerca de 854 biliões de dólares americanos foram desviados de África entre 1970 e 2008, segundo uma estimativa da ONG Global Financial Integrity, que considera que o montante real desta fuga de capitais deverá aproximar-se de 1.800 biliões de dólares americanos.

-0- PANA SEI/JSG/MAR/TON 17abril2013