África instada a melhorar infraestruturas ligadas ao comércio
Addis Abeba, Etiópia (NAPA) - África foi convidada a melhorar as suas infraestruturas relacionadas com o comércio, para garantir o sucesso da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).
Este apelo foi feito no termo de uma reunião de dois dias organizada pela União Africana (UA) e pela Coligação para o Diálogo em África (CoDA), que marcou terça-feira, em Addis Abeba, o lançamento do diálogo estratégico das associações empresariais africanas sobre a operacionalização da ZCLCA.
O sucesso da ZCLCA exige melhorias nas infraestruturas relacionadas com o comércio, em especial nas de transporte e logística, salientaram os participantes no encontro.
Eles apelaram aos governos e bancos de desenvolvimento continentais e regionais para que façam os investimentos necessários neste setor para garantir que os objetivos da ZCLCA sejam cumpridos.
De acordo com os especialistas, a ZCLCA cria uma oportunidade para África retificar a situação em termos de mobilização de investimento estrangeiro e nacional para o desenvolvimento de infraestruturas relacionadas com o comércio.
Atualmente, o movimento de mercadorias em toda a África é caro, especialmente para os países sem litoral.
Estima-se que a ZCLCA tem poucas chances de fazer grandes progressos em algumas partes de África sem um investimento adequado em infraestruturas e tecnologias de produção.
A ZCLCA entrou em vigor, em 30 de maio de 2019, ou seja, 30 dias depois de o 22º Estado-membro ter depositado os seus instrumentos de ratificação.
Cinquenta e quatro dos 55 Estados-membros já assinaram este acordo, enquanto vinte e sete já depositaram os seus instrumentos de ratificação.
-0- PANA IT/JSG/SOC/CJB/IZ 28nov2019