Agência Panafricana de Notícias

África doente de sua dependência económica, segundo rei de Marrocos

Marraquexe, Marrocos (PANA) – África é vítima da sua dependência económica, declarou segunda-feira última o rei marroquino, Mohammed VI, na abertura do IX Fórum para o Desenvolvimento de África (ADF-IX) iniciado segunda-feira em Marraquexe, sul de Rabat, capital do país.

« O problema de desenvolvimento em África não está ligado à natureza da terra, nem ao clima, mas tem mais a ver com uma dependência económica enraizada e à fraqueza dos apoios e das fontes de financiamento, bem como com a falta de um modelo de desenvolvimento sustentável », indicou o rei, numa mensagem lida pelo seu primeiro-ministro, Abdel-Illah Benkiran.

Apelou à comunidade internacional para que desenvolva, a respeito do continente africano, um olhar inovador.

Criticou esquemas classícos que apenas levam os países africanos a comprometerem-se a experimentar e instaurar novas abordagens de parcerias e desenvolver uma cooperação Sul-Sul inovadora, solidária e mutuamente benéfica, segundo a mensagem.

O rei marroquino disse continuar persuadido de que « a convergência de vistas entre países africanos no tocante ao que concerne às condições de África, é portadora de fortes sinergias e uma formidável complementaridade que nós cabe implementar e mobilizar de maneira mais ambiciosa possível.

Os Africanos estão determinados a imprimir uma nova dinâmica para a emergência duma nova África, uma África orgulhosa da sua identidade, uma África moderna e livre de ideologias e de arcaísmos, uma África audaciosa e positiva, sublinha a mensagem.

Iniciado segunda-feira à tarde em Marraquexe, pela primeira vez fora da sede da Comunidade Ecómica de África (CEA) em Addis Abeba, na Etiópia, o fórum visa reforçar a capacidade do continente para buscar mecanismos de financiamento inovadores como uma alternativa real para financiar o desenvolvimento que vai transformar África.

O seu objetivo é estabelecer laços entre a mobilização dos recursos e a redução das barreiras comerciais, económicas, institucionais e políticas, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento pós-2015.

O oitavo fórum decorreu em outubro de 2012 em Addis Abeba sob o lema « Gestão e Mobilização dos Recursos Naturais ao Serviço do Desenvolvimento de África ».

-0- PANA IT/IS/IBA/MAR/DD 15out2014