África do Sul ultrapassa um milhão de casos de coronavírus
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul ultrapassou a barreira de um milhão de casos do novo coronavírus (covid-19), com o registo, domingo, de nove mil 502 novos casos do vírus, anunciou domingo à noite o ministro da Saúde, Zweli Mkhize.
O governante confirmou que o total de pessoas infetadas pelo vírus é agora de um milhão quatro mil 413 casos.
Foram também registados 214 novos óbitos, o que aumenta o total para 26 mil 735 vítimas mortais do vírus, no país, disse.
A África do Sul, que já foi o quinto país no Mundo com o maior número de casos positivos, ocupa agora a 14.ª posição, graças, em grande parte, a medidas de confinamento estritas impostas no seu território.
De acordo com Mkhize, estes novos números indicam que a África do Sul regista uma segunda onda da pandemia e que o Governo deverá refletir sobre a adoção de outras medidas de restrição.
O governante sul-africano criticou na semana passada o ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, por ter declarado que "a variante da covid-19 detetada na África do Sul é mais contagiosa.”
"Graças às capacidades impressionantes dos Sul-Africanos em matéria de genómica, nós detetamos dois casos duma outra nova variante do coronavírus aqui no Reino Unido”, disse Hancock, citado pelo ministro sul-africano da Saúde.
Citou-o como tendo acrescentado que “ambos são contactos de casos que regressaram da África do Sul nas últimas semanas."
No entanto, segundo Mkhize, elementos de pesquisa mostram que a mutação britânica se desenvolveu antes da sul-africana.
Lembrou que o Reino Unido afirmou, a 14 de dezembro corrente, à Organização Mundial da Saúde (OMS), que uma nova variante tinha sido identificada e detetada a 20 de setembro de 2020, em Kent, no sudeste da Inglaterra, quase um mês antes de a variante sul-africana ter sido detetada.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/DD 28dez2020