Agência Panafricana de Notícias

África do Sul prepara-se para extradição de empresário britânico

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) – As autoridades sul-africanas estão na expetativa da audição segunda-feira em Londres sobre o pedido de extradição do empresário britânico Shrien Dewani para a África do Sul para ser julgado pela morte da sua mulher.

Anni, a sua mulher, foi morta com uma bala na cabeça, novembro passado, durante um assalto de veículo à mão armada em Guguletu, na cidade de Cabo, por ocasião da sua lua de mel.

Dewani, que regressou ao Reino Unido três dia após o assassinato da mulher, foi preso em Bristol depois que o motorista do veículo a bordo do qual eles viajavam, Zola Tongo, declarou em tribunal que Dewani lhe pediu o recrutamento de pessoas para matar a sua mulher.

Dewani, que é atualmente tratado na clínica psiquiátrica de Fromeside em Bristol, contesta o pedido introduzido pelo Ministério Público para a sua extradição para a África do Sul.

A cadeia televisiva britânica Channel 4 divulgou segunda-feira um programa revelando que Dewani era um cliente regular duma célebre discoteca homossexual em Londres.

Além disso, um dos dois homens suspeitos de ter sido recrutado para o assassinato de Anni, sofre dum tumor no cérebro, e não assistirá provavelmente ao julgamento previsto para 2 de agosto no tribunal de primeira instância de Cabo com o seu co-réu, Mziwamadoda Qwabe.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 15julho2011