África do Sul prepara investidura de Presidente Ramaphosa
Cidade de Cabo, África do Sul (PANA)- Os últimos preparativos estão em curso para a investidura, este sábado, do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, no estádio Loftus Versvel de Pretoria, constatou a PANA no local.
Esta cerimónia grandiosa deveria custar dez milhões de dólares americanos, ou seja muito menos que os 18 milhões de dólares gastos para a investidura do seu antecessor, o Presidente Jacob Zuma, em 2014.
Cerca de dois mil e 500 polícias e soldados serão desdobrados no interior e nos arredores do estádio para assegurarem esta investidura colocada sob o lema "Celebrarmos Juntos a Democracia; Renovação e Crescimento para uma Melhor África do Sul”.
A mesma deve coincidir com as celebrações do Dia Mundial de África no continente e do aniversário da defunta Organização da Unidade Africana, criada em 1963 na Etiópia.
Entre os convidados de marca figuram representantes da União Africana, das Nações Unidas, membros do corpo diplomático acreditado no país, eminentes personalidades e ex-Presidentes da África do Sul, designadamente De Klerk, Kgalema Motlanthe, Thabo Mbeki e Jacob Zuma.
O Presidente americano Donald Trump envia uma "delegação presidencial”, chefiada por Kimberly Reed, presidente do Banco Exportação-Importação dos Estados Unidos.
O Presidente Ramaphosa deverá anunciar a composição do seu novo Governo segunda-feira próxima.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR/DD 24maio2019