África do Sul pede aos Estados Unidos para ponderarem sua decisão relativa à OMS
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Governo sul-africano apelou, quinta-feira, aos Estados Unidos para ponderarem a sua decisão de cessar de contribuir para o financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O apelo foi lançado depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado suspender a contribuição do seu país para esta instituição, denunciando a má gestão da pandemia do coronavírus por esta última.
Trump acusou ainda a OMS de favorecer a China considerada como "uma parceira comercial importante em África", referiu.
A África do Sul, por intermédio do seu ministério da Cooperação e Relações Internacionais, diz-se “preocupado” com esta decisão, particularmente tomada num contexto de crise sanitária mundial que requer um bom funcionamento da OMS para a combater eficazmente.
"É preocupante vermos que esta decisão deplorável foi anunciada enquanto este vírus mortal afeta África e os Estados mais pobres e mais vulneráveis”, lamentou o ministério.
Esta decisão terá efeitos nefastos nos programas da OMS e nas capacidades do mundo para combater e eliminar esta pandemia planetária, de acordo a mesma fonte.
"Hoje, mais do que nunca, a comunidade internacional deve fazer frente comum e trabalhar num espírito de solidariedade humana e cooperação. Nós achamos que, hoje, mais do que nunca, a OMS merece um apoio acrescido por parte dos Estados membros, em particular para intensificar os seus esforços a fim de suprimir a contaminação e conter a pandemia”, acrescentou o ministério.
-0- PANA CU/MA/NFB/IS/FK/DD 16abril2020