Agência Panafricana de Notícias

África do Sul instaura gratuitidade de visto de entrada para Congoleses

Brazzaville, Congo (PANA) - O embaixador da África do Sul no Congo, Manelisi Genge, anunciou em Brazzaville a gratuidade do visto de entrada no seu país para os cidadãos congoleses, anunciou uma fonte oficial.

O diplomata sul-africano falava sexta-feira durante uma conferência de imprensa realizada no quadro da retomada das atividades da South Africa Airways (SAA) no Congo.

Segundo Genge, este visto apenas será concedido ao Congoleses que preenchem os requisitos recomendados pela embaixada, nomeadamente um passaporte válido, fotos a preto e branco, atestado de hospedagem, cartão de vacinação e outros documentos.

«Relativamente à concessão do visto, ele é doravante gratuito para todos os Congoleses que desejarem visitar a África do Sul, basta preencher todas as condições requeridas. Esta decisão foi tomada pelos nossos dois Presidentes», disse o diplomata.

«Esta decisão vai abrir a via ao reforço das trocas económicas entre os dois países e à livre circulação de pessoas e bens. Convido-vos a virem visitar a África do Sul não apenas em férias, mas também como um ponto de entrada», acrescentou.

«As relações entre os nossos dois países sempre foram boas. Estas relações devem ser consolidadas», prosseguiu o embaixador sul-africano.

A South African Airways (SAA) retomou quinta-feira os seus voos com destino a Brazzaville, a capital congolesa, após uma interrupção de cerca de sete anos.

-0- PANA MB/AAS/CJB/TON 14set2012