Agência Panafricana de Notícias

África do Sul instada a cessar venda de armas ao Rwanda

Le Cap, Àfrica do Sul (PANA) – A Aliança Democrática (DA, partido de oposição sul-africano) insitou o ministro da justiça, Jeff Radebe, que preside ao Comitê Nacional de Controlo de Armas Convencionais, a cessar qualquer venda de armas classícas ao Rwanda acusado de apoiar uma rebelião na República Democrático do Congo (RDC).

Radebe aludia a um relátorio dum grupo de peritos da Organização das Nações Unidas (ONU), publicado em junho último e que acusa o Rwanda de fornecer armas e recrutar combatentes para o M23, um grupo de antigos soldados congoleses que abandonaram as Forças Armadas da RDC (FARDC) em abril último.

O encarregado das questões de Defesa na DA, David Maynier, afirmou que este relátorio deveria ser um motivo de preocupação para a África do Sul porque, frisou, ela tinha vendido armas convencionais estimadas em mais de 103 miliões de rands (12 miliões de dólares americanos) ao Rwanda nestes últimos 10 anos.

Ele afirmou que, mesmo se o Governo rwandês contestou as concluões do relátorio do grupo de peritos da ONU, as mesmas, consideradas válidas pela comunidade internacional, tiveram grandes repercussões no Rwanda.

-0- PANA CU/SEG/AKA/DIM/DD 03agosto2012