Gaborone, Botswana (PANA) - O Botswana e a África do Sul fecharam 12 pontos de entrada ao longo da sua fronteira comum devido à pandemia do coronavírus, comprometendo de maneira inevitável e grave atividades económicas entre os dois países, soube a PANA de fonte oficial em Gaborone..
Ao anunciar esta decisão, Mable Bolele, responsável da Comunicação do Serviço das Alfândegas do Botswana (BRS), disse que esta foi motivada pelo desejo de conter a propagação do Covid-19 (coronavírus).
"O público é chamado a reduzir viagens pelo exterior e tomar medidas preventivas de saúde conforme aconselhadas pelas autoridades sanitárias", acrescentou Bolelele.
Os pontos de entrada encerrados são Platjan, Pondrift, Bray, Makopong, MacMcCarthy's Rust, Middlepits, Sikwane, Ramotswa, Phitshane Molopo, Parrs Halt e Twee-Rivieren.
O Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, declarou o Covid-19 um "desastre nacional" devido ao contínuo aumento de casos no país.
Esta decisão permite ao governo sul-africano utilizar fundos especiais e tomar medidas firmes para combater esta pandemia viral, acrescentou.
Botswana, por outro lado, registou três casos suspeitos de coronavírus e os resultados dos testes submetidos a um laboratório sul-africano ainda são esperados.
-0- PANA DRW/AR/BAI/DIM/DD 17março2020