Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Nenhum caso de coronavírus foi identificado no país muito menos noutras zonas em África, afirmaram autoridades sul-africanas na cidade do Cabo, de acordo com um comunicado transmitido à PANA.
Neste comunicado, o Instituto Nacional para as Doenças Transmisssíveis (NICD) garante no entanto que o centro das operações de emergência está em alerta e em condições de reagir imediatamente.
Esta doença contagiosa fez, segundo informações obtidas, 17 mortos, enquanto mil 288 pessoas foram infetadas na China continental.
Vários casos foram assinalados em Hong Kong (China), na Tailândia, na Austrália, na França, no Japão, na Malásia, na Singapura, em Taiwan, em Macau, na Coreia do Sul, nos Estados Unidos, no Vietname e no Nepal.
O NICD está a trabalhar com o ministério da Saúde para desenvolver e distribuir conselhos clínicos e definir casos para médicos e enfermeiros a fim de detetar melhor, identificar e responder a uma possível epidemia na África do Sul.
"Além disso, a África do Sul possui um dispositivo de deteção da febre nos pontos de entrada, documentos de orientação que comportam definições de casos. Todas as diposições foram tomadas para se fazer face a um eventual caso suspeito, ao nível do pessoal dos pontos de entrada”, afirmou o NICD.
-0- PANA CU/VAO/NFB/JSG/SOC/FK/DD 26jan2020