Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul declarou vários diplomatas do Lesoto persona non grata, expulsando-os do seu território, soube a PANA de fonte segura.
"O Governo sul-africano tomou esta medida em conformidade com a Convenção de Viena de 1961 sobre as Relações Diplomáticas, devido ao facto de estes diplomatas não se conformarem com as leis da República sul-africana, em particular no que diz respeito ao comércio ilegal do álcool, vendido nos lojas de preços sem imposto”, segundo um comunicado publicado em Pretória, a capital sul-africana, e transmitido à PANA.
Os diplomatas em causa e as suas respetivas famílias têm 72 horas para se retirar da África do Sul e renunciarem ao seu estatuto diplomático.
Também foram postos em causa diplomatas do Burundi, do Gana, da Guiné Conakry, do Malawi e do Rwanda num escândalo similar denunciado no início deste ano.
Porém, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Relações Internacionais do Lesoto exprimiu, nesta sexta-feira, a sua preocupação face à decisão das autoridades sul-africanas de declararem persona non grata vários membros do pessoal do seu consulado Lesoto em Joanesburgo (segunda cidade sul-africana), e da Embaixada do Botswana em Pretória.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/SOC/FK/DD 11junho2021