Agência Panafricana de Notícias

África do Sul declara Estado de catástrofe após inundações

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Governo sul-africano anunciou ter declarado Estado de catástrofe nacional com efeito imediato para enfrentar a crise das inundações que já fez mais de 440 mortos.

Vários milhares de outras pessoas foram deslocadas e os danos avaliam-se em vários biliões de rands sul-africanos.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa,  que anunciou esta medida de emergência alguns dias apenas após o levantamento do Estado de Catástrofe da pandemia do coronavírus, declarou que “a importância do porto de Durban e das infraestruturas conexas para o bom funcionamento da economia do país significa que esta catástrofe tem repercussões além da província do KwaZulu-Natal”.

Ele indicou que infuentes partes envolvidas, nomeadamente o Gabinete do auditor geral e  representantes do mundo dos negócios, farão parte de uma estrutura de  vigilância a fim de evitar que se repita  a corrupção que manchou os esforços de socorros em caso de pandemia.

O Presidente sul-africano declarou que pedirá igualmente uma sessão conjunta do Parlamento, esta semana, a fim de garantir de que o órgão legislativo desempenhe um papel de vigilância nos esforços de socorros.

Além disso, vários organismos de controlo, nomeadamente o Gabinete do Protetor Público e a Comissão dos Direitos Humanos, reunir-se-ão também esta semana para discutir sobre o papel de controlo na distribuição dos fundos.

Alguns receiam uma repetição dos motins e saques generalizados que se seguiram à  detenção do ex-Presidente Jacob Zuma, em KwaZulu-Natal em julho último.
 

No domingo passado, várias centenas de residentes bloquearam e saquearam um grande camião que transportava produtos alimentares perto de KwaMashu.

O Exército confirmou que  desdobrou 10 mil soldados para ajudar a manter a segurança e a  província a restabelecer-se das tempestades.

Entre os membros figuram canalizadores e eletricistas que ajudarão a restabelecer a eletricidade e a água nas zonas destruídas pelas inundações. 

-0- PANA CU/MA/BAI/IS/FK/IZ  19abril2022