África do Sul confirma 116 casos de coronavírus
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, reuniu-se esta quarta-feira com os líderes dos principais partidos políticos, na Cidade do Cabo para discutir sobre os planos elaborados pelo Governo a fim de lutar contra o coronavírus, depois de as últimas cifras revelarem um número de 116 casos confirmados.
"É importante ficarmos unidos e trabalharmos juntos para dominar este vírus. Decidimos todos que vivemos um período sem precedentes. A nação inteira nunca esteve confrontada com uma situação tão grave.
"Estamos de acordo que, quaisquer que sejam a nossas pertenças e as nossas divergências políticas, partilhamos todos o desejo comum de proteger o nosso povo. Mas também de atenuar o impacto deste vírus sobre a vida do nosso povo e a nossa economia”, disse.
Ramaphosa declarou no domingo último o estado de catástrofe nacional e anunciou a proibição de entrada no território sul-africano dos viajantes provenientes de Itália, Irão, Coreia do Sul, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e China, a partir desta quarta-feira.
O Sul-Africanos provenientes de países de altos riscos serão submetidos a um teste de despistagem e depois colocados em auto-isolamento.
Além disso, as escolas estarão encerradas no país, a partir desta quarta-feira e até abril próximo.
A South African Airways, a companhia aérea nacional, anunciou esta quarta-feira a anulação de 162 voos entre 17 e 31 de março de 2020, dos quais 38 são internacionais e 124 regionais.
Um navio de cruzeiro com mil 726 pessoas a bordo, mas também um navio mercantil estão retidos ao largo do porto da Cidade do Cabo, depois de um caso suspeito de coronavírus detetado a bordo de um dos barcos.
A Transnet National Ports Authority (TNPA) indica que um membro da tripulação começou a mostrar sintomas do vírus depois de o navio deixar o porto, a 11 de março corrente.
Ficou-se então a saber que o membro da tripulação e um colega no navio regressaram de Istambul, a 9 de março último, e que seis passageiros, atualmente a bordo do MVAidAmira, que opera entre a Cidade do Cabo e Walvis Bay, estavam no mesmo voo.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/IZ 18março2020