Agência Panafricana de Notícias

África do Sul condena tentativa de golpe de Estado no Sudão do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Governo sul-africano condenou a alegada tentativa de destituição do Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, por soldados favoráveis ao Vice-Presidente Riek Machar.

Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Internacionais, Clayson Monyela, a África do Sul acredita firmemente que o respeito pela democracia e pelos direitos humanos é essencial para a governação de todos os países africanos.

"Todos os meios violentos para derrubar Governos legítimos devem ser rejeitados", acrescentou Clayson Monyela, segundo quem o Sudão do Sul está ainda no processo de unificação, reconciliação e construção duma nação.

"Este país tenta desenvolver as suas estruturas governamentais e suas instituições depois de ter obtido a sua independência em 2011. É portanto deplorável que haja uma tentativa de golpe de Estado para minar a estabilidade do país", lamentou.

Todavia, o Governo do Sudão do Sul garantiu que a situação está sob controlo depois de tiroteios que fizeram numerosas vítimas.

-0- PANA CU/SEG/NA/JSG/MAR/DD 19dez2013