Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Governo sul-africano condenou os "ataques injustos de Israel contra civis em Gaza e Jerusalém", dizendo que essas atrocidades deveriam ser investigadas e encaminhadas ao Tribunal Penal Internacional (TPI) como crimes contra a humanidade.
Os confrontos desta semana fizeram mais de 100 mortos, na sua maioria civis palestinos.
"A África do Sul também exorta Israel a acabar com todas as expulsões de famílias palestinas na área de Sheikh Jarrar", disse Clayson Monyela, porta-voz do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação.
Ele observou que a violência viola as resoluções da ONU e que a África do Sul apoia o apelo à intervenção da comunidade internacional e do TPI.
Il a noté que la violence violait les résolutions de l'ONU et que l'Afrique du Sud soutenait l'appel à l'intervention de la communauté internationale et de la CPI.
Clayson Monyela disse que o Governo sul-africano saúda a abertura do Hamas à mediação internacional e à discussão de um cessar-fogo.
O neto de Nelson Mandela, Mandela, exortou esta semana o Governo a encerrar a embaixada israelita, em Pretória, e a embaixada da África do Sul em Tel Aviv.
-0- PANA CU/VAO/BAI/JSG/SOC/MAR/IZ 16maio2021