Agência Panafricana de Notícias

África do Sul chamada para uma "Mining Indaba" mais inclusiva

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Os organizadores da African Mining Indaba, que está em curso na Cidade do Cabo, na África do Sul, foram convidados a tornar o evento mais inclusivo, reduzindo o custo de admissão.

Os delegados manifestaram-se em frente ao Centro Internacional de Convenção da cidade contra a taxa de 100 dólares americanos do preço de entrada para este evento de prestígio que está agora no seu 21° ano.

Um outro evento é organizado a margem para permitir aos grupos de sensibilização da comunidade, aos militantes ambientalistas e aos sindicatos expressarem as suas opiniões.

"A marcha foi pacífica e nós alcançamos certamente o nosso objetivo", declarou John Capel, diretor-executivo da fundação Bench Mark, que organizou a manifestação.

Ele observou que é irresponsável para os investidores participarem na Indaba e fecharem acordos em detrimento das comunidades pobres.

As comunidades vivem das riquezas que essas empresas de mineração querem vir recuperar e são essas comunidades que sofrem constantemente. A disputa pelos recursos de África continua sem parar", acrescentou.

Mais de sete mil delegados de todo o mundo se reúnem no evento para discutir sobre o futuro da exploração mineira em África.

O discurso de abertura será dado pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

As regulamentações das minerações da África do Sul poderão estar no centro das atencoes depois de as fações no Congresso Nacional Africano (ANC, no poder) alarmarem os investidores, apelando para que as minas sejam nacionalizadas.

Além disso, a incerteza sobre as leis de mineração do país afetou mais ainda a confiança dos investidores.

-0- PANA CU/VAO/MTA/BEH/DIM/IZ 11fev2015