Agência Panafricana de Notícias

África do Sul apela a libertação de alunas sequestradas na Nigéria

Pretória, África do Sul (PANA) - A ministra sul-africana da Mulher, Crianças e Pessoas Deficientes, Lulu Xingwana, apelou para a libertação das alunas raptadas há três semanas no norte da Nigéria.

"Lançamos um apelo aos seus raptores para não permitir que aconteça algum mal às raparigas e entregá-las nas mãos das autoridades para que elas possam ser entregues às suas famílias", declarou.

"As nossas orações e os nossos pensamentos estão com a população da Nigéria, sobretudo as famílias das alunas sequestradas, durante estes momentos difíceis", acrescentou Xingwana.

Ela exortou o Governo nigeriano e a comunidade internacional a esforçar-se para a libertação sem problemas das alunas, qualificando o seu rapto de violação graves dos direitos humanos e de crimes contra a humanidade.

O grupo terrorista Boko Haram reivindicou o rapto das alunas sequestradas, das quais vários países, incluindo França, os Estados Unidos, a China e a Grã-Bretanha, pedem a libertação e prometeram ajudar a Nigéria a encontrá-las.

-0- PANA CU/SEG/MTA/AAS/MAR/TON 9maio2014