Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Governo sul-africano apelou segunda-feira ao julgamento de Israel por ataques ilegais contra crianças na faixa de Gaza (Palestina), soube a PANA de fonte oficial.
África do Sul preconizou o envio de uma força de proteção rápida para preservar civis na Palestina.
O Departamento de Relações Internacionais e Cooperação (DIRCO) alertou que a guerra de Israel contra militantes do Hamas (grupo extremista palestiniano) pode desencadear um genocídio.
"Estima-se que mais de 80 famílias tenham sido dizimadas pelo Exército israelita nas últimas três semanas. O número de civis mortos, especialmente crianças interpela o mundo inteiro", afirmou a instituição.
O Governo sul-africano, que adere à resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), apelou a um cessar-fogo imediato e à abertura de um corredor humanitário para fornecer alimentos, medicamentos e combustível às pessoas necessitosas.
“A África do Sul também apela às Nações Unidas para que desdobrem uma força de proteção rápida para abrigar a população civil de novos bombardeamentos. Todos os países verdadeiramente empenhados num sistema baseado em regras e sustentado pelo direito internacional devem agir imediatamente”, alertou o DIRCO.
-0- PANA CU/MA/BAI/JSG/SOC/MAR/DD 1NOV2023