Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Comissários e altos funcionários de mais de 34 órgãos africanos de gestão eleitoral participam, desde terça-feira, numa conferência na Cidade do Cabo, África do Sul, para abordar o impacto das redes sociais nas eleições.
Esta conferência de quatro dias reúne oradores e painelistas de todo o Mundo, nomeadamente Nova Iorque, Londres, Nairobi, Adis Abeba, Joanesburgo, Maputo e Túnis.
Ela é organizada pela Comissão Eleitoral Independente (IEC) da África do Sul, em parceria com as Nações Unidas.
A IEC diz que as redes sociais se tornaram numa ferramenta poderosa para a democracia, oferecendo ao mesmo tempo benefícios e desafios a todas as partes interessadas.
Acrescentou que há muitos exemplos da crescente influência e potencial impacto nas eleições da desinformação e "falsas notícias" espalhadas através de várias plataformas de redes sociais e tecnologias digitais nas democracias da Europa, dos Estados Unidos e da Ásia.
"As eleições em África não são exceção, uma vez que as redes sociais continuam a expandir-se constantemente por todo o continente, aumentando o risco de influência indevida e injusta sobre o eleitorado", refere a IEC num comunicado.
-0- PANA CU/AR/ASA/DIM/IZ 04março2020