Agência Panafricana de Notícias

África do Sul acolhe cimeira Mundial dos Prémios Nobel da Paz

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A Cidade do Cabo, na África do Sul, vai albergar a cimeira mundial dos laureados do Prémio Nobel da Paz, de 13 a 15 de outubro próximo, a primeira edição deste evento anual.

A presidente da Câmara Municipal da Cidade do Cabo, Patricia de Lille, afirmou que o tema desta reunião de três dias será "Peace. Living it" e vai saudar o legado de Nelson Mandela, primeiro Presidente negro da África do Sul e um dos vencedores do Nobel da paz.

Dois outros laureados sul-africanos do Nobel, designadamente o ex-Presidente FW de Klerk, que partilhou o galardão com Mandela em 1993, e o arcebispo Desmond Tutu, presidirão a esta reunião que vai atrair outros vencedores do Prémio, delegados e organizações como a União Europeia e as Nações Unidas.

O Prémio Nobel da Paz é um dos cinco Prémios Nobel criados pelo industrial, inventor e fabricante de armas Alfred Nobel, com os prémios de Química, Física, Fisiologia ou Medicina e Literatura.

Desde 1901, ele é concedido anualmente (com algumas exceções) àqueles que "fizeram o maior ou melhor trabalho para a fraternidade entre as nações, a abolição ou a redução de exércitos permanentes e para a manutenção e promoção de congressos da paz. "

-0- PANA CU/VAO/FJG/DIM/IZ 20julho2014