Agência Panafricana de Notícias

África deve parar de exportar matérias-primas, diz Presidente nigeriano

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, declarou que África atingiu um nível em que deve exportar produtos finais ao invés das suas matérias-primas, soube-se de fonte oficial em Abuja.

"Deveríamos trabalhar com afinco para nos tornarmos competitivos no plano mundial e exportar produtos finais", afirmou o Presidente nigeriano durante uma audiência concedida segunda-feira aos embaixadores do Uganda, Christopher Onyango Aparr, e da Turquia, Ali Rifat Koksal, em fim de missão no seu país.

O Presidente Jonathan indicou que, tendo em conta a necessidade de crescimento económico para apoiar a estabilidade política, a Nigéria engaja-se a construir e a consolidar as relações económicas de interesse mútuo com o Uganda e África.

Ele felicitou a Turquia pela sua assistência no reforço das capacidades humanas com o estabelecimento de escolas turcas no país.

"O desenvolvimento dos recursos humanos é essencial para o crescimento dum país e apreciamos a vossa assistência na instalação de escolas na Nigéria", declarou o Presidente Jonathan ao embaixador turco.

O Presidente nigeriano saudou igualmente a construção pela Turquia dum hospital em Abuja, a capital federal, indicando que esta cooperação está conforme com o espírito de amizade no seio dos países do D-8.

O D-8 é uma organização de cooperação económica e comercial que agrupa o Bangladesh, o Egito, a Indonésia, o Irão, a Malásia, a Nigéria, o Paquistão e a Turquia.

-0- PANA MON/VAO/ASA/AAS/SOC/MAR/TON 04dez2012