Agência Panafricana de Notícias

África Oriental em missão de solidariedade no Quénia

Nairobi, Quénia (PANA) – Os ministros dos Negócios Estrangeiros da África Oriental encontram-se no Quénia para uma missão de solidariedade na perspetiva das primeiras eleições do país sob a nova Constituição previstas para 4 de março próximo, indicou quarta-feira a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).

Na sua nota, a IGAD sublinha que o seu Conselho dos Ministros está em Nairobi, no quadro de uma « missão de boa vontade ».

« Ela visa testemunhar a solidariedade da região para com o Governo e o povo do Quénia », indica o comunicado da IGAD.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Tewodros Adhanom, lidera esta delegação dos chefes da diplomacia da África Oriental.

Os ministros esperam encontrar-se com os comissários da Comissão Eleitoral Independente e Fronteiras do Quénia (IEBC) e todas as outras instituições suscetíveis de desempenhar um papel determinante durante as eleições.

A IGAD é uma organização regional do Corno de África que agrupa oito países-membros, designadamente o Djibuti, a Etiópia, a Eritreia, o Quénia, a Somália, o Sudão Sul, o Sudão e o Uganda.

A IGAD enviou uma missão de observação de 20 membros para o Quénia para as eleições legislativas e presidenciais de 4 de março próximo.

-0- PANA AO/VAO/LSA/AAS/SOC/FK/IZ 28fev2013