Agência Panafricana de Notícias

África Oriental avalia potencialidades de investimento na bacia do Tanganyika

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – O Secretariado da Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC) organiza uma conferência internacional, de 28 a 29 de novembro próximo, na capital de Burundi, Bujumbura, para apresentar as oportunidades de investimento na bacia do lago Tanganyika partilhada por cinco países.

De acordo com o secretário-geral da EAC, Richard Sezibera, o principal objetivo da conferência a decorrer sob o lema « Abertura de Oportunidades de Comércio e Investimento Transbordantes » é explorar as enormes potencialidades de desenvolvimento da bacia do Tanganyika.

O encontro vai salientar as potencialidades comerciais, de investimento e desenvolvimento socioeconómico da bacia do lago que desagua no lago Tanganyika a partir dos países vizinhos, designadamente Tanzânia, Burundi, Rwanda, República Democrática do Congo e Zâmbia.

O investimento na bacia deverá permitir criar empregos e engendrar rendimentos, além de melhorar o desempenho económcio da grande região da EAC bem como da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA).

O lago Tanganyika é o mais longo no mundo, com 677 quilómentros de cumprimento e 50 quilómetros de largura. A sua zona de drenagem cobre 223 mil quilómetros quadrados.

-0- PANA AR/VAO/LSA/TBM/SOC/MAR/IZ 11out2011