Agência Panafricana de Notícias

África Ocidental lança campanha "comércio sem fronteiras"

Cotonou- Benin (PANA) -- Uma campanha de integração denominada "comércio sem fronteiras" destinada a lutar contra os obstáculos à livre circulação de pessoas e bens na África Ocidental foi lançada quarta-feira em Kraké, na fronteira entre o Benin e a Nigéria.
A campanha é da iniciativa conjunta da West Africa Trade Hub, da Organização do Corredor Abidjan-Lagos e da Agri Business and Trade Promotion, com o apoio dos Estados Unidos, do Banco Mundial, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA).
Ela visa contribuir para a restauração da prosperidade nas trocas comerciais, pela supressão dos diferentes obstáculos à livre circulação.
Para os promotores do projecto, os atrasos registados na importação e na exportação de mercadorias, a nível dos portos marítimos, das fronteiras e em todos os corredores rodoviários, constituem a razão de ser do nascimento da nova campanha que traduz a ambição comum dos Estados pela integração regional.
Embora criticadas pelas instituições regionais que instauraram instrumentos de controlo e repressão, os entraves à livre circulação de pessoas e bens constituem um obstáculo à integração e ao desenvolvimento da sub-região.