África Ocidental espera por melhores estratégias de combate ao terrorismo, diz Niger
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Os Governos da sub-região oeste-africana esperam por reflexões e decisões sobre melhoras estratégias de combate ao terrorismo e à criminalidade transnacional organizada, declarou o Presidente nigeriano, Mohamed Bazoum.
Ele fez esta devlaração quinta-feura última durante uma 13.ª reunião do fórum dos ministros da Segurança dos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decorrida no mesmo dia em Niamey, a capital nigerina, sob a presidência do primeiro-ministro nigerino, Ouhoumoudou Mahamadou, de acordo com a fonte.
Sob o lema "A Polícia Face ao Terrorismo na África Ocidental”, o fórum realizou-se à margem da 17.ª Assembleia Geral Anual do Comité de Chefes da Polícia da África Ocidental que o Níger albergou.
O Presidente Bazoum explicou, no seu discurso, que este encontro se realizou num contexto marcado por ameaças de segurança de grande amplitude, nomeadamente ataques de grupos terroristas, a pirataria marítima, bem como tráficos de todo tipo perpetrados por organizações criminosas.
Por sua vez, o primeiro-ministro nigerino sublinhou que ameaças já não são limitadas ao único Sahel ou à bacia do Lago Tchad.
"Elas alagararam-se infelizmente aos países costeiros oeste-africanos. Além disso, estes grupos armados terroristas mostraram claramente a sua intenção de conquistar toda a sub-região oeste-africana. Outros grupos criminosos associados aos grupos terroristas ou a operarem de forma independente emergiram e ultrapassam as fronteiras”, alertou o chefe do Governo nigerino.
-0- PANA NDDT/IS/SOC/FK/DD 31março2023