África Central apela ao reforço de diálogo nacional no Gabão
Luanda, Angola (PANA) - O Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Obiang Nguema Mbasogo, apelou, esta sexta-feira, em Djibloho, na Guiné-Equatorial, a Comunidade Internacional a reforçar o apoio ao povo Gabonês, para um diálogo nacional inclusivo, essencial para a coesão política e social, no âmbito do esforço da paz e segurança desenvolvido pela instituição.
Obiang Nguema, chefe do Estado da Guiné-Equatrorial, lançou este apelo na abertura da 5.ª sessão extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da CEEAC, em que Angola se faz representar ao mais alto nível, ou seja, pelo seu chefe do Estado, João Lourenço.
Neste momento, os trabalhos decorrem à porta fechada, tendo sobre a mesa a apreciação dos relatórios do facilitador do processo de paz no Gabão e do presidente da Comissão da CEEAC, Gilberto Veríssimo.
Participam da 5.ª sessão extraordinária do Conselho de Segurança e Paz da CEEAC, além dos estadistas de Angola e Guiné-Equatorial, os Presidentes do Congo (Brazzaville), Denis Sassou Nguesso, da República Centro-Africano (RCA), Faustin-Archange Touadéra, entre outras personalidades.
O Gabão está a ser governado por Brice Clotaire Oligui Nguema, um general de de brigada gabonês enquanto Presidente da Transição e presidente do Comité para a Transição e Restauro das instituições de soberania nacional e comandante da Guarda-Republicana.
Acredita-se que ele tenha desempenhado um papel fundamental no golpe de Estado de agosto último contra o então Presidente do Gabão (seu primo) Ali Bongo Ondimba
-0- PANA JA/DD 15dezembro20223