Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres , declarou na reunião de alto nível sobre a República Centroafricana (RCA), que o processo de paz neste país “está a dar resultados”, afirmando que o acordo de paz assinado, em fevereiro último, representa “um passo histórico para a paz e a estabilidade do país”.
Segundo um comunicado da ONU, Guterres disse durante esta reunião organizada quinta-feira, em Nova Iorque, à margem da 74ª Assembleia Geral da organização universal que, desde a assinatura deste acordo, o número de violações dos direitos humanos diminuiu.
Mas, acrescentou o responsável onusino, para garantir uma paz e uma estabilidade duradouras, "devemos fazer muito mais”, citando em particular a operacionalização das medidas de segurança transitórias, mas também o desarmamento e a desmobilização dos grupos armados.
O responsável da ONU diz-se preocupado com as violações contínuas das disposições do acordo sobre a cessação das hostilidades. Esta violência minam a confiança da população no acordo de paz.
O Secretário-Geral da ONU também insistiu na importância de lutar contra a impunidade, dar uma resposta urgente às necessidades humanitárias e do apoio da comunidade internacional para a realização de eleições livres e justas, em 2020/2021.
-0- PANA MA/NFB/TBM/FK/IZ 29set2019