83 cidadãos líbios evacuados de Cartum para lugares mais seguros
Trípoli, Líbia (PANA) - Embaixada da Ĺíbia no Sudão evacuou 83 membros da comunidade líbia bloqueados em Cartum, a capital sudanesa, devido aos combates que aí se desenrolam, para locais mais seguros deste país, soube a PANA de fonte oficial.
O embaixador líbio no Sudão, Fawzi Boumriz, disse num comunicado divulgado sexta-feira que a operação de evacuação ocorreu após esforços intensos e contínuos, e que permitiu transferir 83 pessoas da comunidade líbia, incluindo membros da missão diplomática líbia no Sudão, suas famílias, estudantes líbios e o pessoal da Companhia Aérea Afriqiyah Airways (Líbia), bem como empregados do Banco Sahelo-Sariano.
Citado pela Agência de Notícias Ĺibia LANA), Boumriz acrescentou que membros da comunidade líbia chegaram na madrugada de sexta-feira última à cidade de Port-Sudão com vista à sua transferência para a Líbia.
Frisou que poucos líbios ficaram em áreas remotas da capital, Cartum, e que a embaixada se prepara para os evacuar assim que uma nova trégua for observada.
Há mais de uma semana, a capital sudanesa é palco de violentos confrontos entre o Exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido, um órgão paramilitar, fazendo mais de 400 mortos e 3.500 feridos, segundo um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Apesar de os dois beligerantes aceitarem uma terceira trégua de 72 horas por ocasião do Eid el-Fitr, festa que marcou o fim do mês de Ramadão, sexta-feira última, os confrontos armados prosseguiram este sábado nas proximidades do Palácio Presidencial, no centro de Cartum, e noutros bairros da mesma metrópole.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/DD 22abril2023