Agência Panafricana de Notícias

RDC adquire 1.562 cabeças de gado provenientes do Brasil para relançar atividades pecuárias

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Mil 562 animais domésticos provenientes de Endereço do Exportador (uma empresa brasileira) acabam de chegar ao Porto de Boma, no sudoeste da República Democrática do Congo (RDC), no âmbito do relançamento das atividades de Grands Elevages (GEL), uma empresa pecuária baseada no Baixo-Congo.

Transportado a bordo de um navio referenciado como Karim Allah, ostentando uma bandeira libanesa, estas cabeças de gado consistem em 880 bovinos , cinco touros, 535 ovelhas, 12 cavalos e 130 búfalos.

O governador do Baixo-Congo, Simon Floribert Mbatshi Batshia, que as acolheu, manifestou a esperança de que elas contribuirão realmente para o repovoamento de GEL e para o relançamento das suas atividades para o bem da província do Baixo-Congo.

O gado foi imediatamente posto de quarentena a fim de receber, durante 30 dias, os devidos cuidados para evitar doenças contagiosas.

GEL atravessou graves dificuldades devidas à redução do número dos seus animais que passou de duas mil cabeças de gado em 2008 para mil 300 atualmente, por causa de epizootias e da caça furtiva.

-0- PANA KON/AAS/IBA/CCF/DD 22abril2011