Agência Panafricana de Notícias

Halterofilista nigeriano vence medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos

Lagos, Nigéria (PANA) - O Nigeriano Yakubu Adesokan bateu duas vezes o recorde do mundo ao vencer a medalha de ouro durante a primeira jornada das provas de halterofilismo nos Jogos Paralímpicos de 2012 em Londres.

Adesokan, de 33 anos, era o favorito desta prova na categoria masculina de menos de 48 quilogramas, enquanto detentor do recorde do mundo após ter levantado uma peso de 177 quilogramas em Dubai este ano.

Ele confirmou quinta-feira fazendo cair o recorde do seu compatriota Ruel Ishaku de 169 quilogramas e que remontava a Beijing 2008, levantando três quilogramas mais durante o seu primeiro ensaio antes de pulverizar o seu próprio recorde com 178 quilogramas na sua segunda tentativa.

Este recorde apenas durou alguns minutos, depois de Adesokan levantar 180 quilogramas, quase quatro vez o seu próprio peso, para vencer o ouro.

Adesokan foi juntado no pódio pelo Russo Vladimir Balynect, que venceu a medalha de prata com 170 quilogramas enquanto que a medalha de bronze coube ao Egípcio Abdelamagid, que levantou 165 quilogramas.

-0- PANA TN/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 31agosto2012