Agência Panafricana de Notícias

Desemprego aumenta nos países da "Primavera Árabe"

Túnis, Tunísia (PANA) - As taxas de desemprego registaram um forte aumento nos países da chamada "Primavera Árabe", incluindo a Tunísia, onde o número de desempregados é estimado em 800 mil dos quais 70 porcento são jovens da faixa de 24-29 anos de idade, indica o quarto relatório árabe sobre o emprego e desemprego divulgado terça-feira.

A taxa de desemprego dos jovens tunisinos que era de 10 porcento nos anos 90, explodiu por causa dos protestos sociais e perturbações registados no país nos três últimos anos, precisa o relatório, indicando que as mulheres são as mais afetadas com uma taxa de 26,6 porcento contra 14 porcento para os homens.

O documento acrescenta ainda que 29 porcento dos desempregados têm formação superior cujo número multiplicou-se três vezes entre 2006 e 2013.

O conselheiro do Ministério da Formação Profissional e Emprego, Hadi Trik, indicou que o número de técnicos superiores desempregados atingiu pela primeira vez, desde a revolução tunisina, 200 mil pessoas

Além da Tunísia, o Egito e a Líbia estão entre os países da Primavera Árabe mais afetados por esse fenómeno, assinala o relatório.

-0- PANA AD/IN/DIM/IZ 23set2014