Agência Panafricana de Notícias

responsável advoga forte taxação de produtos de tabaco na África Ocidental

Dakar, Senegal (PANA) – O Encarregue de programas Finanças Públicas e Impostos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Salifou Tiemtoré, considerou terça-feira, em Dakar, que para se lutar eficientemente contra o tabaco, é precisa uma forte taxação dos seus derivados.

Intervindo na abertura de um atelié sobre a taxação dos produtos do tabaco, Tiemtoré indicou que sem textos jurídicos severos será difícil lutar contra o tabagismo na sub-região oeste-africana.

''A taxação dos produtos de tabaco é uma das soluções mais dinámica para impedir o consumo do tabaco na África Ocidental'', frisou.

Tiemtoré indicou que o objetivo do encontro dos pesquisadores da sub-região é elaborar um programa de pesquisa sobre a taxação do tabaco em África, sublinhando que os textos jurídicos atuais não são constrangedores e que importa restruturar estas leis.

Ele ressaltou que a taxação pode permitir reduzir consideravelmente o consumo do tabaco em África e que ao aumentar os preços isto poderá desencorajar os fumadores.

Segundo ele, esta taxação pode ser benéfica para o Estado e para as populações na medida em que, disse, o tabaco mata mais do que a sida e o paludismo juntos.

''É preciso elaborar uma política regional de taxação para lutar contra o tabagismo, É necessária, para os Estados membros da CEDEAO, uma lei comum sobre esta matéria", martelou.

-0- PANA DOU/TBM/IBA/CJB/DD 22fev2011