Agência Panafricana de Notícias

Intenso movimento de milicianos em Tripoli em previsão de ataques do Exército líbio

Tripoli, Líbia (PANA) - Dezenas de veículos militares dos milicianos foram vistos quarta-feira última à noite nas ruas da capital, Trípoli, rumo ao Largo dos Mártires, no centro da cidade, sinal de uma tensão latente de medo de uma ofensiva do Exército líbio para libertar a cidade das mãos de milícias.

Moradores disseram ter visto uma caravana de carros "todo terreno" de marca Toyota, munidos de armas metralhadoras de calibre 14,5 calibre provenientes da estrada onde se encontra a base aérea militar de Maitigua rumo ao Largo dos Mártires.

Veículos do mesmo tipo foram estacionados em frente do edifício da Rádio e Televisão do Governo local, não reconhecido pela comunidade internacional, enquanto várias ruas conducentes ao centro da cidade foram fechadas, ocasionando assim uma perturbação no trânsito rodoviáriio, disseram moradores.

Acrescentaram que elementos a bordo dos carros estavam fardados com a etiqueta "Exército da Líbia" e que, na farda dos outros homens, se lia "Brigada de Assistência".

Um ex-membro do Congresso Nacional Geral (CGN), Parlamento cessante, Salah Baddi, personalidade controversa, anunciou, em meados de junho último, uma gravação de vídeo publicada nos sites de redes sociais, o começo daquilo que ele chama de "frente de resiliência", composta por sete brigadas.

O presidente do CNG, Nouri Abousahmein, tomou segunda-feira última uma decisão de formar 11 brigadas em todas as zonas militares do país.

O CNG, não reconhecido internacionalmente, continua a funcionar como o Governo libio em Triplo, ao passo que a Câmara dos Representantes (Governo Interino Líbio), reconhecido pela comunidade internacional, funciona em Toubrouk, no leste do país.

-0- PANA BY/BEH/DIM/DD 10julho2015