Agência Panafricana de Notícias

Iniciado julgamento de supostos autores do massacre de 39 pessoas no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – O julgamento dos 21 presumíveis assassinos de 39 pessoas, mortas a 19 de setembro último em Gatumba, uma cidade turística nos arredores de Bujumbura, iniciou-se esta sexta-feira, com a audição de vários reclusos sobre este caso que continua a dar que falar à opinião nacional.

As três precedentes audiências públicas foram até agora marcadas por batalhas entre as partes em julgamento.

No que diz respeito às acusações, seis presumíveis «planificadores » do delito estão a ser processados por « crimes contra a humanidade », ao passo que outros devem responder pela sua «cumplicidade » no massacre que visou um bar muito frequentado de Gatumba, fazendo 39 mortos e dezenas de feridos entre a clientela por razões por esclarecer.

Os reclusos, dos quais polícias, que foram cada um ao Tribunal, defenderam todos «não culpados » diante do Tribunal de Grande Instância de Bujumbura onde o caso está a ser julgado.

Para a representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Burundi, Karim Landgren, «este julgamento será acompanhado atentamente e constituirá um teste decisivo da independência e da imparcialidade do aparelho judicial burundês».

-0- PANA FB/TBM/FK/DD 09dez2011