Trípoli, Líbia (PANA) - A Turquia comprometeu-se a manter a cooperação política e económica com a Líbia, anunciou terça-feira à noite o primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba.
O Governo líbio de Unidade Nacional consolidou a sua cooperação com a Turquia após a assinatura, em finais de outubro último, de dois novos acordos de cooperação militar em Istambul, segunda cidade turca.
Estes acordos seguem-se à assinatura de três memorandos de entendimento de cooperação nas áreas dos hidrocarbonetos, da imprensa e da defesa, no início de outubro último, durante uma visita de uma delegação turca, de alto nível, a Tripoli.
Aliada do lado ocidental da Líbia, desde a assinatura, em 2019, de dois memorandos de entendimento com o então Governo de Entendimento Nacional, relativos à delimitação de zonas marítimas e à cooperação em matéria de segurança, a Turquia tornou-se num ator importante no caso líbio.
Graças ao seu apoio ao campo ocidental líbio, as forças do marechal Khalifa Haftar (autoproclamado comandante do Exército Nacional do lado oriental líbio) foram derrotadas no verão de 2020 após o ataque de 4 de abril de 2019 contra a cidade capital líbia, Trípoli, e a região ocidental.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 09novembro2022