Cabo Verde consegue qualificação inédita para Mundial de Basquetebol
Praia, Cabo Verde (PANA) – A seleção cabo-verdiana, sénior masculino de basquetebol, conseguiu, domingo, uma qualificação inédita para a fase final de um Mundial da modalidade, ao vencer a sua congénere da Cote d’Ivoire (79-64), em partida disputado no Pavilhão Multiusos em Luanda (Angola), apurou a PANA de fonte segura
Nesta partida da terceira jornada da quinta e última fase africana de qualificação, referente ao Grupo E, Cabo Verde tinha necessariamente de vencer a Côte d'Ivoire para se qualificar para a próxima edição da prova máxima do basquetebol mundial que vai ser disputado entre 25 de agosto e 10 de setembro em três países asiáticos, designadamente Japão, Indonésia e Filipinas.
No encontro decisivo, a seleção cabo-verdiana superiorizou-se à já apurada seleção da Cote d’Ivoire, mas começou por perder o primeiro quarto (24-14), mas venceu os três últimos quartos (28-6, 23-21 e 24-14), conseguindo a sua segunda vitória nesta janela e a classificação para o Mundial como o melhor terceiro classificado dos grupos E e F.
Cabo Verde terminou a fase de qualificação na terceira posição do grupo com 16 pontos, os mesmos que Angola, num grupo vencido pela Cote d’Ivoire com 18 pontos.
Sudão do Sul, Cote d’Ivoire, Egito, Angola e Cabo Verde vão ser os representantes africanos na grande montra do basquetebol mundial.
De acordo com a página da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), Cabo Verde supera Montenegro como o país mais pequeno do mundo, em termos de densidade populacional, a conseguir o apuramento para o Mundial.
-0- PANA CS/DD 27fev2023