Agência Panafricana de Notícias

M23 retira-se de Walikali, no leste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo - Os rebeldes do Movimento de 23 de Março (M23) retiraram-se da cidade de Walikali, no leste da República Democrática do Congo (RDC), soube a PANA de fonte oficial.

Esta retirada, desde quinta-feira última, é fruto de discussões secretas ocorridas na semana passada em Doha (Qatar), sob a mediação do emir qatarense,  Tamim Bem Hamad Al Thani, entre uma delegação do Governo congolês e representantes do M23 no sentido de se pôr fim ao conflito entre as duas partes no lestes congolês, indicou sábado último a mesma fonte.

A saída dos rebeldes congoleses, apoiados pelo Rwanda, de Walikali coincidiu com a visita a Kinshasa, de Massad Boulos, conselheiro especial do Presidente norte-americano, Donald Trump para África.

 Trata-se de um primeiro encontro direto sob  mediação entre as duas partes, há muito tempo.

“A reunião foi positiva por reforçar a confiança entre as duas partes, o que culminou com a retirada das forças do M23 da cidade estratégica de Walikali, como gesto de boa vontade e prova de apoio ao diálogo em curso”, asseverou a fonte.

Outras discussões são esperado em Doha, sempre sob a mediação do Qatar, a fim de manter a dinâmica e explorar soluções construtivas com vista a pôr fim ao conflito.

Em finais de janeiro de 2025, o movimento rebelde, apoiado pelo Rwanda, lançou uma ofensiva de ggrande envergadura, arrebatando, em algumas semanas duas grandes cidades do   leste da RD Congo, designadamente Goma e Bukavu, ambas cidades capitais das províncias de kivu-Norte e Sul, respetivamente.

Desde então, os apelos da comunidade internacional à retirada do grupo armado e das tropas rwandesas ficaram sem efeito.

Várias tentativas diplomáticas no sentido de resolver a crise, nomeadamente uma mediação assumida por Angola, fracassaram todas, até à intervenção surpreendente do Qatar que, em março último, conseguiu reunir, na sua cidade capital, os Presidentes congolês e rwandês, Félix Tshisekedi e Paul Kagame, respetivamente.

Nessa ocasião, os dois chefes de Estado evocaram um "cessar-fogo imediato" mas, logo depois o M23 tomava a cidade de Walikali, região rica em ouro e estanho, depois de derrotar, no local, as Forças Armadas da RDC (FARDC).

~0~PANA JA/DD 7abril2025