Agência Panafricana de Notícias

Militar no poder em Madagáscar

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um coronel malgaxe, Randrianirina Michael, tomou o poder na República de Madagáscar, soube a PANA de fonte oficial.

A decisão foi tomada terça-feira última pelo Alto Tribunal Constitucional de Madagáscar, depois de constatar uma vacatura do poder, confiando as funções de Presidente da República ao coronel Randrianirina Michael.

 Na mesma terça-feira, um grupo de militares, dirigido pelo coronel Randrianirina, tomou o poder depois de ter derrubado o Presidente Andry Rajoelina.

“Tendo em conta o que precedeu, constatamos a vacatura das funções de Presidente da Republica e do presidente do Senado, e a impossibilidade para o Governo de exercer as atribuições do Presidente da República, confiamos ao coronel Randrianirina Michael, que incarnar a autoridade militar competente para exercer as funções de Presidente da República ”, escreveu o Alto Tribunal Constitucional de Madagáscar, no seu website.

A mesma fonte indica que as instituições e os órgãos constitucionais existentes continuam a exercer os seus poderes normais.

Porém, num comunicado publicado na sua página do Facebook, a Presidência Malgaxe “condena com a maior firmeza a declaração ilegal feita por uma facão de rebeldes militares” e sublinhou que “o Presidente permanece plenamente em função e vela pela manutenção da ordem constitucional e pela estabilidade nacional.”

Por outro lado, os miltares golpistas, na sua declaração de tomada de poder, terça-feira última de manhã, tinham dito que a presidência do país seria garantida de maneira colegial por militares e que a transição se estenderia por dois anos.

Acrescentaram que a mesma transição incluiria um referendo conducente à eleição de uma nova Constituição.

Ao inicio da tarde da mesma terça-feira, a Assembleia Nacional adotou uma moção de destituição contra o então chefe do Estado, que acabava de anunciar a dissolução da mesma, mencionou a fonte.

Este cenário é o corolário de uma crise política que, desde 25 de setembro último, sacode Madagáscar, alimentada por manifestações que exigem o acesso à agua e à eletricidade.

-0- PANA TNDD/IS/DD 14out2025