Crise líbia só pode resolvida pelos próprios líbios, diz Haftar
Benghazi, Líbia (PANA) - A crise que roe o Estado líbio só pode ser resolvida pela vontade dos próprios líbios, que são os verdadeiros atores da mudança e responsáveis pela definição de uma solução, sublinhou o comandante do (autoproclamado) Exército Nacional baseado no leste do país, o marechal Khalifa Haftar.
O marechal defendeu esta tese quando recebia, calorosamente, domingo último, no leste do país, sobas e dignitários das regiões costeiras ocidentais do país no quadro de uma série de encontros com atores sociais das diferentes regiões da Líbia.
Esta soçução só pode ser encontrada por uma decisão popular livre que possa pôr fim à inconsciência e à despreocupação e restabelecer a ordem, prosseguiu o marechal Haftar, nesse encontro que se debruçou sobre a situação prevalecente no país.
O comandante em chefe do Exército Nacional Líbio, saudou o seu patriotismo, sublinhando a “gravidade da crise que atravessa o país, consequência do fiasco político, dos conflitos persistentes e a corrupção e do tráfico de armas fora das instituições estatais.”
Também realçou a posição das tribos líbias no país, recordando a sua solidariedade para com os seus concidadãos de Derma (leste) afetados pelo furacão Daniel (em setembro de 2023) e que fez cerca de 20 mil mortos.
A seu ver, este geste enche qualquer cidadão líbio de orgulho.
Por sua vez, os sobas e os dignitários das regiões costeiras do oeste do país expressaram a sua “profunda gratidão” ao seu interlocutor pelos seus esforços para instaurar a segurança e estabilidade no país.
Manifestaram igualmente o seu apoio às iniciativas do comando geral para construir, desenvolver e proteger a nação.
Reafirmaram o seu apoio ao comando geral e a sua vontade de desempenhar um papel ativo na manutenção da coesão social e na luta contra qualquer ameaça à estabilité et à unidade do país.
No encontro, estiveram igualmente presentes o primeiro-ministro do Governo líbio (oficial), Oussama Hammad, e o chefe do Estado-Major das Forças Armadas Líbias (oficiais), o tenente-general Khaled Haftar, degundo um comunicado do Governo líbio.
-0- PANA BY/IS/DD 17nov2025

