Agência Panafricana de Notícias

Candidatos às presidenciais na Côte d'Ivoire sujeitos à caução de cerca de $ 100 mil

 Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - Os candidatos às eleições presidenciais de 25 de outubro de 2025, na Côte d'Ivoire, devem pagar uma caução de 550 milhões de francos CFA (cerca de 1100 mil dólares americanos), soube a PANA de fonte oficial.

A caução deve ser depositada na Caixa de Depósito a e Consignações da Côte d'Ivoire (CDC-CI) por chaque bancário visado, conforme os textos  N.°2020-356 e.N.°2018-574.

Os concorrentes para este escrutínio devem apresentar documentos de identificação válido dentro do prazo legal de cobrança de 72 horas. 

Um recibo provisório ser-lhe-á entregue, e depois receberão um outro definitivo a fim de garantir a seriedade e credibilidade das suas candidaturas.

A dois meses das eleições, a cena política ivoiriense continua frusca porque muitas figuras maiores da oposição foram definitivamente afastadas da corrida eleitoral.

Trata-se de Laurent Gbagbo,ex-Presidente da República e presidente do PPA-CI, Tidjane Thiam, esperança do partido, Charles Blé Goudé, ex-ministre da Juventude de Laurent Gbagbo, Guillaume Soro, ex-presidente da Assembleia Nacional, cujos nomes não constam da lista definitiva dos candidatos retidos.

A coligação RHDP (partido no poder), de Alassane Ouattara, o Presidente da República cessante, continua a manter o suspense sobre a sua candidatura deste último, sempre silencioso sobre o seu eventual quarto mandato.

-0- PANA DD 21julho2025